Skip to content

#004 [Brain Washed, Brain Dead | live && streaming | Panasonic]

For English version, see below or click here.

Olá. Bem-vindxs à newsletter #004 da Seminal Records. Esta edição inclui:

  • Anúncio de SR #079, nosso primeiro vídeo-álbum: Brain Washed, Brain Dead, de Thais Montanari. Confira o lançamento + um texto da compositora sobre.
  • Anúncio de SR #078, live && streaming de Henrique Vaz.
  • Publicação do texto de Lucas, sobre o SR#043: Panasonic .

Em 2 de Julho, foi lançado SR#079, nosso primeiro vídeo-álbum, Brain Washed, Brain Dead, de Thais Montanari. Publicamos aqui um texto de apresentação escrito pela compositora, junto com o vídeo-álbum, disponível no youtube (abaixo) assim como no archive, no link https://archive.org/details/bwbd_thais_montanari

Brain washed, brain dead é uma obra onde Thais Montanari mescla música e vídeo tendo como fonte de inspiração as ideias do filósofo estado-unidense Noam Chomsky que dedica parte de sua carreira ao tema do controle da opinião pública pelos meios de comunicação de massa e em segundo lugar dos universos midiáticos atuais. O projeto foi desenvolvido entre os anos de 2016 e 2020 em diferentes contextos contando com a colaboração de treze profissionais da música e do vídeo: Ana Maria Ruiz Valencia, Ángela Marciales Daza, Hippolyte Vendra, Jesse Plessis, Justin Massey, Kari Villalba, Lorenzo Gomez Oviedo, Matthias Koole, Nathalia Fragoso, Ryan Kelly, Pedro Amorim Filho, Tiago Bortoletto Vaz e Valentina Spina.

Composta para dois ou três instrumentos (instrumentação indefinida) e difusão e manipulação de vídeos ao vivo, a obra convida seus colaboradores, através de sugestões dadas por uma partitura gráfica, a dialogar com vídeos extraídos da mídia e do contexto político atual de cada contexto em que a peça é criada.

A versão lançada pela Seminal Records, em formato audiovisual fixo, tem como cenário, o papel da mídia brasileira e das redes sociais no cenário político brasileiro nos períodos pré e pós impeachment da ex-presidente Dilma Roussef até a eleição do atual presidente Jair Bolsonaro.

Como este propósito a peça foi dividida em três seções: A primeira seção da peça seria dedicada ao período pré-impeachment de Dilma Rousseff, a segunda seção ao período Temer e a terceira seção à eleição na qual Jair Bolsonaro foi eleito. Esta versão foi desenvolvida durante os anos de 2018 e 2020 através de duas performances ao vivo e uma criação coletiva virtual com Matthias Koole, Nathalia Fragoso e Pedro Amorim. Em sua versão final, Matthias e Pedro tocam guitarra com pedais de efeito e Nathalia toca flauta amplificada e modificada digitalmente. Finalmente, o cineasta franco-canadense Hippolyte Vendra foi convidado para assinar juntamente à Thais a concepção visual da obra e o artista sonoro Paulo Dantas assinou a masterização da obra.


Em 8 de Abril, lançamos SR#078: live && streaming de Henrique Vaz, disponível em https://seminalrecords.bandcamp.com/album/live-streaming.

Henrique Vaz escreve sobre live && streaming:
“Entre sínteses por modelagem física, algoritmos de processamento de sinal, programação orientada à gambiarra e luteria, “live && streaming” perfaz-se numa compilação de apresentações / manifestos irrompidos entre os meses de abril e dezembro de 2020. Na esteira das publicações de “Metanoia” em 2018 e “BIOSpolytk” em 2019, o álbum aqui apresentado encerra uma trilogia que medita sobre a dromologia, o tecnofeudalismo e as retóricas do progresso e inovação.”

Henrique Vaz, natural de Recife, doutor em “processos e teorias composicionais” pela UFPB. Tem como interesse de pesquisa: o impacto sociotécnico da informação digital, aos paradigmas teológico-jurídico-econômicos das tecno-logias, políticas de acesso, à crise do sujeito de direito e reconfigurações do “humano” sob os regimes de virtualização da bios- diversidade e colonização algorítimico-genética. Performer, da “gambiologia” faz seu gesto, seja enquanto lutieria, ética corporal ou ainda na escritura de tempos e ornamentação de espaços compositivos. O meio – para além das imagens acústicas -, a operação criativa, o agente e sua diferença ontológica compõem sua cartografia de interesses.


Panasonic foi lançado em 3 de Agosto de 2017, como SR#043 (https://seminalrecords.bandcamp.com/album/panasonic).
Pedimos a Lucas um texto sobre o álbum. Ele nos enviou o seguinte:

seleções/respostas a perguntas feitas por um parente q gostou de panasonic de um “jeito especifico”

1 untitled ​00:35
loop da voz de Bella na fita.

2 untitled ​00:35
É o mesmo loop da voz de Bella na fita acelerado logo depois o resquício de uma outra gravação.

3 água pra nina ​01:15
Eu encho o copo e eu bebo a água. Em uma festa que fizemos em casa (Santa Teresa) uma amiga tava numa situação que precisava pra caramba de um copo d’água. O copo foi o mesmo nos dois dias.

4 am ​04:30
São faixas gravadas na madrugada, sempre na madrugada. Retirada de uma fita que eu gravei pra levar pra Mury.

5 laika Ла́йка 04:33
É a situação da cadela espacial soviética. Gravei essa fita pra mandar pro Gustavo Paim na época.

6 macaulay ​00:12
O melhor amigo de Michael Jackson e um short de tactel urinado no cinema icaraí.

7 robixia ​05:50
é o pacto de olhar a lua ao mesmo tempo e pensar q estão olhando pra lua ao mesmo tempo, mesmo estando mt longe um do outro.

8 heung gong ​03:50
um dos seus melhores amigos sofreu um grave acidente, felizmente sobreviveu. Você olha a Baía de Guanabara e pensa que um dia uma pessoa chinesa te falou que parece muito hong kong.

9 dedo de dog show ​01:05
Essa foi a fita q eu usei no primeiro show q o DEDO fez qtv/audio rebel. Arthur contou essa história de uma região q foi dominada por cães pq todas as pessoas do local vieram a falecer. E também tinha o Neon cão da casa.

10 am ​02:50
São faixas gravadas na madrugada, sempre na madrugada. Ir para São Francisco a pé pela estrada Fróes, só com play no panasonic.

11 nit ​00:29
Teve um período que o telefone da minha casa era grampeado. Eu encontrei as fitas. Vicente liga pra minha casa e eu atendo o telefone dormindo, confuso. Vicente pede pra eu botar pilha em Lucas pra chegar mais tarde numa festa de aniversário.

12 black bloc around ​06:23
Essa fita eu gravei na época das manif. pré golpe depois deu e meu Barassi passar perrengues perto da prefeitura RJ. Usei essa fita num improviso com Negro Leo, Ava Rocha e Cassius Augusto na Audio Rebel. O nome q eu marquei a fita virou o nome da faixa q é uma versão de nome da musica de negro leo ​Black Around The Block​. 30 minutos segurando uma nota com a yamaha rx15 tocando. Input do panasonic.

13 nit ​00:24
Teve um período que o telefone da minha casa era grampeado. Eu encontrei as fitas. Foi sozinho? Foi, foi sozinho, ele falou q foi sozinho que tava ali comprou no the best aí foi ali por dentro de São Francisco, entendeu? Eu fiquei tão preocupada com ele ontem. Foi? Conversou com ele ontem? Quem? Eu conversei, eu conversei com ele sobre isso, entendeu?

14 untitled ​00:06
Faz parte de uma fita q eu gravei na casa de vovó. Ela tinha um som com rec/play e vitrola. O pause fazia esse corte e dava pra fazer cut-up. Não me lembro da hora.

15 davina ​02:41
É o nome de vovó. rec/play de uma vitrola “ruim” funcionando. Não, nenhum disco. É o som de vovó. As primeiras fitas q eu gravei foi em 91 no rec/play dela, tinha um microfone condensador igual do panasonic. Eram fitas coloridas da disney.

16 untitled ​00:12
Ralentagem do loop da voz de Bella.

17 Anuta Silver Box ​00:26
Esquerda uma grande pedra, direita uma casa colonial comprida. Tem um corredor e quando você chega no final desse corredor tem Anuta segurando uma caixa prateada. Eu não me lembro da tradução. Se alguém puder me ajudar a recuperar essa memória. Ela tava quase dormindo. Audio do facebook gravado de ipod pra fita input Panasonic.

18 am ​01:47
São faixas gravadas na madrugada, sempre na madrugada. Santa teresa rede globo dormiu na sala. Tvzinha com vhs ficou na Void já aceitei q perdi.

19 orlando swamps ​01:35
placas dont feed de crocs. Ilusão Caribes.

20 brion jones ​03:45
Essa fita a gente usou na apresentação que fizemos com Meu Reino não é desse Mundo emum festival MIMPI. O segurança tentou tirar Leo do palco achando q ele era umincômodo. Logo depois Leo retornou iniciando a pregação como de costume, e tambem incluiu a frase “BOLA DE NEVE”, repetindo. O show rolou de madrugada no alto de São Conrado lá longe. Passei mal. Tem uma track de um show do DEDO tb q vem entrando no final, misturou.

21 Anuta Silver Box ​00:21
Foi num sonho. Anuta segurando uma caixa prateada. Eu não me lembro da tradução. Sealguém puder me ajudar a recuperar essa memória. Ela tava mais acordada. Audio do facebook gravado de ipod pra fita input Panasonic.

22 Robixia ​02:17
O pacto da lua. É um loop de fita do início de love like a blood da banda Killing Joke

23 Vallens ​00:38
Antes de viajar de avião eu sempre lembro daquela música, La Bamba. É simplesmente uma manipulação da Sonâmbulo.

24 Heung Gong ​02:19
Um dos seus melhores amigos se acidentou, acordou, mas não lembra de ninguém. Ja me falaram que essa vista lembra mt Hong Kong. Sim, é verdade.

25 felipe norkus ​00:38
Eu copiei uma fita da mãe dele pq eu achei q ela ensina, assim como ele. Morar com bons amigos bom demais.


EN

Hello! This is Seminal Records’ newsletter #004. This issue includes:

  • SR #079, our first video-album: Brain Washed, Brain Dead, by Thais Montanari. Check out the release + a text by the composer about the piece.
  • SR #078, live && streaming by Henrique Vaz.
  • Lucas‘ text about SR#043: Panasonic.

On July 2nd, our first video-album, Brain Washed, Brain Dead, by Thais Montanari, was released.We hereby publish her presentation text, along with the video-album, available on youtube (below) as well as on archive.org, at https://archive.org/details/bwbd_thais_montanari.

Brain washed, brain dead is a work in which Thais Montanari mixes music and video having as a source of inspiration the ideas of the American philosopher Noam Chomsky, who dedicated part of his career to the theme of control of public opinion by mass media and, secondly, the current media landscape. The project was developed from 2016 to 2020 in different contexts, with the collaboration of thirteen music and video professionals: Ana Maria Ruiz Valencia, Ángela Marciales Daza, Hippolyte Vendra, Jesse Plessis, Justin Massey, Kari Villalba, Lorenzo Gomez Oviedo, Matthias Koole, Nathalia Fragoso, Ryan Kelly, Pedro Amorim Filho, Tiago Bortoletto Vaz, and Valentina Spina.

Composed for two or three instruments (undefined instrumentation) and video, the piece invites its collaborators, through suggestions given by a graphic score, to dialogue with videos taken from the media and the current political context of each environment in which the piece is being created.

The version released by Seminal Records, in fixed audiovisual format, has as its setting the role of the Brazilian media and social networks in the political arena before and after the impeachment of former president Dilma Roussef, until the election of current president Jair Bolsonaro.

For this purpose the piece was divided into three sections: The first section of the piece would be dedicated to the pre-impeachment period of Dilma Rousseff, the second section to the period of Michel Temer and the third section to the election in which Jair Bolsonaro was elected. This version was developed during 2018 and 2020 through two live performances and a virtual collective creation with Matthias Koole, Nathalia Fragoso and Pedro Amorim. In its final version, Matthias and Pedro play guitar with effect pedals and Nathalia plays amplified and digitally modified flute. Finally, the French-Canadian filmmaker Hippolyte Vendra was invited to create the visual conception of the work alongside Thais, and the sound artist Paulo Dantas did the mastering.


On April 8, we released SR#078: live && streaming by Henrique Vaz.

Henrique Vaz writes on live && streaming:
“From physical modeling synthesis to signal processing algorithms and programming oriented to diy instrument hacking and building (gambiarra and luthery), “live && streaming” is a compilation of presentations / manifestos broken out between April and December 2020. In the wake of the “Metanoia” (2018) and “BIOSpolytk” (2019) publications, this album ends a trilogy that meditates on dromology, technofeudalism and the rhetoric of progress and innovation.”

Born in Recife, Henrique Vaz has a PhD in “compositional processes and theories” at the federal university of Paraíba (UFPB. Brazil). As a researcher, is interested in: the socio-technical impact of digital information, the theological-legal-economic paradigms of techno-logies, access policies, the crisis of the subject of law and reconfigurations of the “human” under the regimes of virtualization of bios- diversity and algorithmic-genetic colonization. As a performer imersed in “gambiologia” (diy, hardware hacking, bricollage), Vaz makes his gesture, either as luthery, a corporal ethics or yet in the writing of tempos and ornamentation of compositional spaces. His cartography of interests comprises the medium – beyond acoustic images -, the creative operation, plus the agent and its ontological difference.


Panasonic was released on August 3rd 2017 as SR#043.
https://seminalrecords.bandcamp.com/album/panasonicWe asked Lucas for a short text about the album. He sent us this:

elections/answers to questions asked by a relative who liked panasonic in a “specific way”

1 untitled 00:35
loop of Bella’s voice on tape.

2 untitled 00:35
It’s the same loop of Bella’s voice on the accelerated tape right after the final remnants from another recording.

3 água para nina 01:15
I fill a glass and I drink the water. At a party we had at home (Santa Teresa) a friend was in such a situation that she needed a glass of water. The glass used was the same for both days.

4 am 04:30
Tracks recorded at dawn, always at dawn. Taken from a tape I made to take to Mury.

5 laika Ла́йка 04:33
The situation with the Soviet space dog. I recorded this to send it to Gustavo Paim at that time.

6 macaulay 00:12
Michael Jackson’s best friend and a pair of pissed tactel fiber shorts in the Icaraí movie theater.

7 robixia 05:50
The pact of looking at the moon at the same time and thinking that they are looking at the moon at the same time, even though they’re far away from each other.

8 heung gong 03:50
One of his best friends had a serious accident, luckily survived. When you look at the Guanabara Bay and you think that one day a Chinese person told you that it looks very much like Hong Kong.

9 dedo de dog show 1:05
This was the tape I used in the first show that DEDO did in qtv/audio rebel. Arthur told this story of a place that was taken over by dogs because all the people there had died. And there was also Neon, the local dog.

10 am 02:50
Tracks recorded at dawn, always at dawn. Going to São Francisco,  on foot along the Fróes road, just playing Panasonic.

11 nit 00:29
There was a period when my house phone was tapped. I found the tapes. Vicente calls my house and I answer the phone still sleepy, confused. Vicente asks me to egg Lucas on so he can come later to a birthday party.

12 black bloc around 06:23
This tape I recorded at the time of the pre coup demonstrations, then gave in and my Barassi was in a pickle near the Rio city hall. I used this tape in an improvisation with Negro Leo, Ava Rocha and Cassius Augusto at Audio Rebel. The name that I wrote onto the tape became the name of the track that is a version of the name of the song by Negro Leo Black Around The Block. 30 minutes holding one note in the yamaha rx15. Into Panasonic input.

13 nit 00:24
There was a period when my house phone was tapped. I found the tapes. Was he alone? He was, he was alone, he said he was alone that he was there, he bought it at the best, then he went through São Francisco, got it? I was so worried about him yesterday. Yes? Did you talk to him yesterday? Who? I talked, I talked to him about it, got it?

14 untitled 00:06
It’s part of a tape I recorded at grandma’s house. It had a sound system with rec/play button and a vinyl player. Pause cut the sound and you could make a cut-up. I don’t remember the time.

15 davina 02:41
It is grandma’s name. rec/play of a still working “bad” record player. No, no record. It’s grandma’s sound. The first tapes I recorded was in 91 on her rec/play, there was a condenser mic like the Panasonic one. They were colored disney tapes.

16 untitled 00:12
Slowed down loop of Bella’s voice.

17 Anuta Silver Box 00:26
To the left a large stone, to the right a long colonial house. It has a hallway and when you reach the end of this hallway, Anuta is holding a silver box. I don’t remember the translation. If anyone can help me retrieve that memory. She was almost asleep. Audio from facebook recorded from ipod into panasonic tape input.

18 am 01:47
Tracks recorded at dawn, always at dawn. Santa Teresa globo network slept in the living room. TV with vhs deck left at Void. I cut my loss already.

19 orlando swamps 01:35
Signpost dont feed de crocs. Caribbean illusion.

20 brion jones 03:45
We used this tape in the presentation we did with Meu Reino Não é Deste Mundo at a MIMPI festival. The security guard tried to take Leo off the stage thinking he was a nuisance. Soon after, Leo returned and started the preaching as usual, and also included the phrase “BOLA DE NEVE”, repeating. The show took place at dawn in São Conrado, far away. Got sick. There’s a track from a DEDO concert that comes in mixed at the end.

21 Anuta Silver Box 00:21
It was in a dream. Anuta holding a silver box. I don’t remember the translation. If anyone can help me retrieve that memory. She was more awake. Audio from facebook recorded from ipod into Panasonic input tape.

22 Robixia 02:17
The moon pact. It’s a tape loop from the beginning of Killing Joke’s love like a blood

23 Vallens 00:38
Each time I travel by plane I always remember that song, La Bamba. It is simply a manipulation of Sleepwalker.

24 Heung Gong 02:19
One of his best friends had an accident, he woke up, but he doesn’t remember anyone. I’ve been told that the view resembles Hong Kong a lot. Yes, it’s true.

25 felipe norkus 00:38
I copied a tape of his mother’s because I think she teaches, same as him. Living with good friends’ too good.